quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Para o vestibular !

Veja quais livros são obrigatórios para Fuvest e Unicamp de 2009

da Folha Online

Foi divulgada a lista de livros de leitura obrigatória para os vestibulares da Fuvest e Unicamp do ano que vem. Não há nenhuma alteração desde 2007, quando a lista unificada foi criada com o intuito de facilitar a vida dos candidatos.

Confira as obras:

* "Auto da Barca do Inferno" (Gil Vicente)
* "Memórias de um Sargento de Milícias" (Manuel Antônio de Almeida)
* "Iracema" (José de Alencar)
* "Dom Casmurro" (Machado de Assis)
* "A Cidade e as Serras" (Eça de Queirós)
* "Vidas Secas" (Graciliano Ramos)
* "A Rosa do Povo" (Carlos Drummond de Andrade)
* "Poemas Completos de Alberto Caeiro" (heterônimo de Fernando Pessoa)
* "Sagarana" (João Guimarães Rosa)


Caros Leitores ! Caso tenham algum destes livros e quiserem fazer doação, nos avisem !

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Petrobras confirma roubo de computadores com dados importantes

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou nesta quinta-feira que sofreu um roubo de computadores que armazenavam dados importantes de pesquisas realizadas na costa brasileira.

"Houve um furto de equipamentos que continham informações importantes para a companhia", confirmou a estatal.

"O assunto está sob investigação", acrescentou a empresa, que informou ter cópias dos dados que estavam nos computadores roubados.

A Petrobras informou que o material não estava sob sua vigilância quando ocorreu o roubo, mas não quis informar quem estava responsável pelos equipamentos.

O site Terra Magazine informou nesta quinta-feira que o roubo ocorreu em um contêiner com os equipamentos que havia sido despachado de uma plataforma de pesquisa da Petrobras na bacia de Campos para os escritórios da empresa em Macaé (RJ).

A Petrobras não forneceu informações sobre as circunstâncias do roubo.

A Polícia Federal informou não ter qualquer informação sobre o roubo no momento.

A estatal não confirmou ainda comentários que circulam na mídia nesta quinta-feira de que os computadores continham informações sigilosas sobre as reservas de petróleo e gás na camada ultra-profunda chamada de pré-sal, onde está o megacampo de petróleo de Tupi, na bacia de Santos.

Não foram fornecidos detalhes sobre o tipo de informação contida nos equipamentos.

A camada pré-sal, que se estende por 800 quilômetros ao longo da costa brasileira, é foco de forte interesse no setor de petróleo desde que a Petrobras confirmou reservas recuperáveis de 5 a 8 bilhões de barris no campo ultraprofundo de Tupi.

O diretor de Exploração e Produção da empresa, Guilherme Estrella, afirmou recentemente que não há mais risco exploratório na região pré-sal, ou seja, é praticamente certo que todo poço perfurado encontrará petróleo ou gás.

O governo federal retirou de leilão várias áreas próximas a Tupi, aguardando ter mais informações sobre o potencial dos blocos.

(Reportagem de Marcelo Teixeira, Edição de Camila Moreira)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

Visita TRANSPETRO

 
FEVEREIRO DE 2008
Posted by Picasa

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Orca em São Sebastião

veja o vídeo

O empresário Adrian Fuhrhausser conseguiu filmar uma orca, mais conhecida como baleia assassina, no litoral norte de São Paulo. É o primeiro caso de avistamento de orcas neste verão no estado.

O animal, que na verdade é uma das espécies da família dos golfinhos, se aproximou do barco que estava próximo da costa, entre a Barra do Una e Juqueí, em São Sebastião, a 214 km da capital paulista.

Apesar da fama, a orca costuma ser amistosa, alimentando-se na maior parte das vezes de peixes, moluscos, aves e tartarugas. Apenas quando estão em grupo podem capturar presas maiores, como as baleias. Um animal adulto pode pesar até nove toneladas.
Segundo a oceanógrafa Shirley Pacheco, do Instituto Terra e Mar de São Sebastião, é o primeiro caso registrado neste verão, mas ela garante que não é raro avistar orcas na região nesta época. Elas vêm em busca de comida, farta no litoral norte por causa das muitas ilhas.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Globo